Apresentação

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtamestragistas de Pernambuco / Associação Pernambucana de Cineastas (ABD/Apeci) é uma entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega realizadores do audiovisual de Pernambuco. Com sede na cidade do Recife, a ABD/Apeci possui como principal objetivo a promoção da produção audiovisual independente em todos os formatos, sejam curtas, médias ou longas-metragens, de caráter cultural, técnico, artístico, didático, científico ou informativo.

A Apeci foi fundada em 1979 em meio a efervescência do Movimento Super 8 no estado. Neste período, os “superoitistas” contavam com a ajuda de Fernando Spencer e Celso Marconi, críticos de cinema e também cineastas, para conseguirem espaço na mídia local e ganharem reconhecimento. Surgiu, então, a necessidade de criar uma associação que congregasse os cineastas pernambucanos e os representasse. O primeiro presidente foi o cineasta Cleto Mergulhão. Em 1980, uniu-se à entidade local a ABD. Na década de 80, a associação esteve em constante atividade e foi presidida, dentre outros, pelos cineastas Mayerber de Carvalho, Fernando Spencer, Cláudio Barroso, Paulo Caldas e Cláudio Assis.

Uma das principais realizações da seção pernambucana nessa época foi a organização e o patrocínio do Encontro Nacional das ABDs em Olinda, em 1984. Nesta ocasião, foi produzida a Carta de Olinda, que pedia a efetiva aplicação da Lei do Curta-Metragem e a realização dos concursos trimestrais de seleção de projetos de curta-metragem pela então Empresa Brasileira de Filmes S.A. (Embrafilme). A partir de 1988, diante da crise nas condições de produção de filmes e em face da desagregação dos órgãos e mecanismos de fomento à atividade cinematográfica, a associação passou por uma fase de dispersão e divisão interna.

Em agosto de 1993, um grupo de cineastas, tendo à frente Kátia Mesel, resolveu retomar as atividades e registrar juridicamente a entidade como ABD/Apeci definitivamente. Ainda nesta década, a seção pernambucana atualizou o seu estatuto e participou da criação do Festival de Vídeo do Recife e do Concurso de Roteiros Ary Severo (posteriormente Concurso de Roteiros Ary Severo/Firmo Neto, realizado em parceria pelo Governo do Estado de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife). O surgimento do Concurso Ary Severo marcou a retomada da produção de curtas-metragens no estado.

Nos anos 2000, a ABD Nacional e todas as suas regionais participaram ativamente da estruturação e da realização do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOC TV, do Governo Federal. Um programa pioneiro de fomento à parceria entre a TV pública e a produção independente de todo o país.

Na segunda metade dos anos 2000, a ABD/Apeci teve papel fundamerntal na construção da política de fomento ao audiovisual pernambucano através do documento "Programa Pernambuco Audiovisual", encaminhado ao Governo do Estado no ano de 2007. Essa carta continha as diretrizes básicas para a formulação do Funcultura Audiovisual, edital que hoje é referência para todo o país por abranger não só a produção, mas toda a cadeia produtiva: produção, formação, difusão e acervo.

Nos anos 2010, a entidade encampou um grande desafio: a construção da Lei do Audiovisual de PE. Demanda antiga do segmento audiovisual, no sentido de formalizar os avanços instituídos pelos editais públicos. A ABD/Apeci coordenou os trabalhos de formulação da lei, articulando-se com as demais entidades representativas do setor, como a Associação Brasileira de Cinema de Animação, a Federação pernambucana de Cineclubes, a Associação de Produtores e Cineastas do Norte e Nordeste e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica de Pernambuco.

A ABD/APECI mantém até hoje representantes no Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco, no Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação (TV PE), no Comitê de Conteúdo do Núcleo de Rádios e TV Universitárias, no Fórum do Audiovisual do Conselho de Políticas Culturais do Recife e diversas outras instâncias de participação social. Anualmente, a entidade organiza júris especiais em mostras e festivais no estado, como o Janela Internacional de Cinema do Recife, o Festival de Cinema de Triunfo, o Recifest - Festival de Cinema e da Diversidade Sexual, o Festcine - Festival de Curtas de Pernambuco e instituiu o prêmio o Prêmio Genivaldo Di Pace, para as entidades e profissionais que mais contribuírem para o desenvolvimento do audiovisual a cada ano.

A entidade trabalha para do desenvolvimento da atividade audiovisual em Pernambuco, priorizando as áreas de formação, produção, exibição e memória. A atuação voltada para esses pilares, através da articulação e da mobilização política. Hoje, a ABD/APECI conta com mais de duzentos associados, dentre documentaristas, cineastas, produtores e técnicos audiovisuais.

A atual diretoria da entidade trabalha através de uma gestão colegiada e é formada por:

Pedro Severien, Mariana Porto, Antonio Carrilho e Alexandre Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário