domingo, 15 de novembro de 2009

IX CINE CHINELO NoPE


AGORA NA RUA DA ALFÂNDEGA

Nos próximos dias 27 e 28 desse mês de novembro, será realizada a IX edição da mostra de audiovisual Cine Chinelo NoPE. Um dos atrativos do evento é a Sessão Caldo-de-Cana, que é organizada minutos antes de iniciar as exibições sem curadoria. O principal objetivo da mostra é a desglamourização do cinema, além da tentativa de estreitar os laços entre o público e os realizadores do audiovisual. Vale ressaltar que o Cine Chinelo é um espaço aberto e democrático, onde profissionais, amadores e aventureiros têm o direito de levar seu vídeo para exibi-lo ao público, uma forma de fomentar a produção cinematográfica no Estado.
Nesta edição, as novidades são que mostra será realizada num outro local e em outros dias (sexta-feira e sábado). Durante cinco anos, as exibições foram realizadas na Rua da Moeda, no bairro do Recife Antigo e agora, os filmes serão projetados na Rua da Alfândega - entre o shopping Paço Alfândega e a Igreja Madre de Deus, localizada no mesmo bairro. "Tal mudança foi influenciada por questões de produção e para um melhor aproveitamento do evento. Na Rua da Moeda tínhamos que apagar 11 postes. Além disso, era necessário fechar três ruas e colocar 15 cavaletes de interdição, vinha carros por todos os lados e com eles os faróis, a interferência luminosa no telão", conta Gê Carvalho, coordenador geral e idealizador da mostra.
A sessão Caldo-de-Cana recebe os filmes das 18h as 20h ou até concluir os 150 minutos propostos para cada dia. Os realizadores devem levar seus filmes na Rua da Moeda, no Bar do João, onde terá um banner indicativo e de fácil visualização. Mas é necessário que o material seja entregue em DVD e o quanto antes para o interessado não correr o risco de ficar de fora da exibição. Por isso, a produção do Cine Chinelo NoPE aconselha chegar cedo.
Após o término da sessão Caldo-de-Cana, o cantor CINVAL coco grude faz o som da sexta (27). No sábado (28), a banda Mandala se apresenta pela primeira vez no evento. Enquanto as bandas tocam, o telão será tomado por vjs que chegarem lá na hora com seus sets e se plugarem ao Cine Chinelo NoPE. O acesso a toda programação é livre e a surpresa é certa. Quais filmes irão passar? Outra novidade que não se pode deixar de falar é a Bula Cinematográfica, que nesta edição, será o texto integral da Carta de Tabor ou Carta dos Direitos do Publico.
O Cine Chinelo NoPE foi aprovado no II Edital do Audiovisual de Pernambuco desenvolvido pela FUNDARPE e pelo Governo do Estado, contando com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e Prefeitura da Cidade de Recife, FEPEC – Federação Pernambucana de Cineclubes, além dos apoios da Casa da Moeda e do Bar do João, um parceiro desde o inicio da mostra.


SERVIÇO

IX Cine Chinelo NoPE - AGORA NA RUA DA ALFANDEGA - Recife Antigo.
Dias 27 e 28 e de novembro, sexta e sábado. Leve um curta seu ou do seu amigo(a) e das 18h as 20h, ou até fechar os 150 minutos da Sessão Caldo-de-Cana.

Após a Sessão shows com CINVAL coco grude(27) e Mandala (28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário