DO AUDIOVISUAL
CARTA FUNDARPE- LUCIANA AZEVEDO
ATUALIZAÇÃO DAS ASSINATURAS - 5 DE JUNHO DE 2010
O AUDIOVISUAL PERNAMBUCANO VEM SENDO CADA VEZ MAIS RECONHECIDO ATRAVÉS DE SUAS PRODUÇÕES, MAS TAMBÉM COMO UMA CATEGORIA ORGANIZADA, PROPOSITIVA E ATUANTE.
EM 2008 TÍNHAMOS UM EDITAL VIA DECRETO NO VALOR DE 2 MILHÕES E 100 MIL REAIS, ESTE ANO TIVEMOS UM EDITAL INÉDITO NA REGIÃO, DENTRO DA LEI DO FUNCULTURA DE 6 MILHÕES DE REAIS E PARA 2011 JÁ TEMOS UM EDITAL DE 8 MILHÕES ANUNCIADOS PELA FUNDARPE. UM DOS MAIORES EDITAIS DO PAÍS PARA O CINEMA QUE MAIS CRESCE NO PAÍS, O CINEMA INDEPENDENTE PERNAMBUCANO.
SABEMOS QUE CONTRIBUÍMOS MUITO COMO CATEGORIA ORGANIZADA PARA ESTE CENÁRIO, MAS MUITO POUCO TERIA SIDO FEITO SE NÃO HOUVESSE UM DIÁLOGO SEMPRE ABERTO COM O GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DE LUCIANA AZEVEDO, ATRAVÉS DA FUNDARPE.
HÁ 4 ANOS PARTICIPAMOS DA CONSTRUÇÃO DESTE PROCESSO EM QUE PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL TRABALHARAM JUNTOS NAS AÇÕES DE FOMENTO.
É VERDADE QUE AINDA ESTAMOS APRENDENDO A LIDAR COM O PROCESSO DEMOCRÁTICO, COM A PARTICIPAÇÃO POPULAR, COM A PROPOSIÇÃO AO INVÉS DA IMPOSIÇÃO. A POLÍTICA DO GOVERNO MUDOU, SAINDO DO BALCÃO QUE BENEFICIAVA INTERESSES DE POUCOS PARA POUCOS, PARA UM MODELO DE GESTÃO QUE CONVOCA OS AGENTES CULTURAIS A APRESENTAREM PROPOSTAS QUE NORTEIAM AS AÇÕES DE UMA POLÍTICA CULTURAL. E MAIS, AMPLIOU SIGNIFICATIVAMENTE O INCENTIVO À CULTURA. EM 4 ANOS O FUNCULTURA PASSOU DE 4 MILHÕES (2006) PARA 33 MILHÕES (2010). NEM TODO GOVERNO, OU GESTOR, TEM ESSE INTERESSE E CORAGEM. EMPODERAR OS AGENTES CULTURAIS E AUMENTAR O ORÇAMENTO PARA A PRODUÇÃO CULTURAL.
FOI ISSO QUE ACONTECEU COM O AUDIOVISUAL EM PERNAMBUCO NESSES ÚLTIMOS ANOS. APRESENTAMOS PROPOSTAS, LUTAMOS PELA DESPERSONALIZAÇÃO DO DEBATE E PELA INDEPENDÊNCIA DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO E TIVEMOS UM AUMENTO REAL NO FOMENTO ÀS REALIZAÇÕES.
TEMOS CERTEZA DE QUE OS AVANÇOS CONQUISTADOS NESTE GOVERNO, ATRAVÉS DA FUNDARPE, FAZEM PARTE DA NOVA HISTÓRIA DA CULTURA PERNAMBUCANA. E QUE O QUE PRECISA SER ESCLARECIDO SERÁ ESCLARECIDO NOS FÓRUNS PERTINENTES ATRAVÉS DE UMA GESTÃO QUE PROCURA CUMPRIR COM SUAS PREMISSAS DEMOCRÁTICAS, COMO VEM FAZENDO LUCIANA AZEVEDO.
POR FIM, É CERTO DE QUE AS CONQUISTAS QUE TIVEMOS NESSES ÚLTIMOS 4 ANOS, E NÃO FORAM POUCAS, SÓ NOS FAZEM ACREDITAR DE QUE NÃO HAVERÁ MAIS CHANCE PARA RETROCESSO NA CULTURA PERNAMBUCANA!
Assinado:
1. CYNTHIA FALCÃO- Documentarista e Presidente da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas)
2. PEDRO SEVERIEN- Cineasta e Diretor da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas).
3. ANDRÉA MOTA- Produtora e professora de cinema
4. SÉRGIO DANTAS- Realizador e Diretor da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas).
5. MARCELO LUNA- Jornalista e cineasta. Conselheiro da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas).
6. JOSÉ VASCONCELOS- Diretor/Produtor/Editor
7. OSMAN GODOY - Conselheiro do CMPC.
8. HAMILTON COSTA FILHO- Diretor/Produtor- Conselheiro da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas - seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas).
9. LUIZ ANTONIO DE SOUZA CARVALHO JUNIOR (GÊ CARVALHO) - Cineclubista/Produtor
10. JOÃO VIEIRA JR. - APBA - Associação das Produtoras Brasileiras de Audiovisual - Diretor N/NE.
11. HERMANO DE FIGUEIREDO MENDES- Cineasta, Coordenador- Executivo do Programa Olhar Brasil / SAV MINC
12. ALICE GOUVEIA - Diretora e professora de cinema
13. PETRÔNIO DE LORENA - Realizador Audiovisual
14. WILSON FREIRE – cineasta
15. AMANDA MARIA DO NASCIMENTO- Jornalista responsável pelo blog da ABD-PE/Apeci e produtora
16. ADELINA PONTUAL – Cineasta
17. PABLO POLO - Cineasta e Diretor Audiovisual
18. EDY ROCHA- cineasta, diretor e realizador de filmes sociais de acessibilidade
19. BETO MARTINS- Diretor de Fotografia
20. ALEXANDRE NOGUEIRA-Produtor
21. AMANDA RAMOS - Coordenadora de Comunicação FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubes)
22. LEO FALCÃO - cineasta e professor
23. LEO CRIVELLARE - Jornalista e Diretor Audiovisual
24. SANDRA RIBEIRO - jornalista
25. PAULO LINS - Produtor cultural
26. MANNUELA COSTA- Produtora e Professora de Cinema
27. ANTONIO CARRILHO – Realizador Audiovisual
28. PEDRO LUNA – Videasta
29. TATHIANNE QUESADO - Jornalista e Cineasta
30. EDUARDO DUARTE - Diretor e professor de cinema
31. CLÁUDIO BARROSO – Diretor Audiovisual
ESTUDANTES DE CINEMA DIGITAL:
32. PETLA PAMMELA CISNEIROS DE VASCONCELOS
33. LUDMILLA RAÍZA BOTTO DANTAS PINHO
34. JUCÉLIO MATOS ARAÚJO
35. THIAGO JOSÉ CHAVES CASTRO
36. FLÁVIO DANILO DE LUCENA ANDRADE
37. ANDRÉ GOMES DE ASSIS
38. HERMES COSTA NETO
39. FELIPE JOSÉ DE MACÊDO SILVA
40. MÁRCIO JORGE ALVES DE FARIAS
41. LIVYA FERNANDES
42. JÉSSICA POULYNNE FIDÉLIS ALMEIDA
43. FABRÍCIO CRUZ
44. CAIO SALES
45. KLÉBER NOLE DOS SANTOS
46. MARLOM MEIRELLES
Nenhum comentário:
Postar um comentário