Spartacus, 1960. Stanley Kubrik. |
Kléber Mendonça Filho (à esquerda) e Emilie Lesclaux (à direita). |
“Fazer um festival é outra maneira de fazer cinema”. Foi assim que Kléber Mendonça Filho, idealizador do festival começou a coletiva de imprensa realizada na última segunda-feira (24) no primeiro andar do Cine São Luiz, centro do Recife. O IV Janela Internacional de Cinema acontece entre os dias 4 e 13 de novembro, exibindo 160 filmes. E como já era esperado, em 2011, o Janela vem cheios de novidades.
Haverá exibição de toda a obra (curtas e longas metragens) de Stanley Kubrik, totalizando 13 filmes e o espectador poderá participar de uma aula sobre o cineasta nova-iorquino com o conservador-chefe da Cinemateca Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro, Hernani Heffner. Para essas sessões, o Janela contará com um projetor digital Christie de 33 mil ansilumens, que foi usado no Festival de Cannes e será a primeira vez que esse equipamento estará no Brasil.
Outra novidade é que será discutida a questão do espaço urbano da cidade do Recife com projeção de filmes como o lançamento do [projetotorresgemeas] e debates com os realizadores. Focado nessa questão, o longa-metragem Febre do Rato, do pernambucano Cláudio Assis será lançado e abrirá o Janela. O filme somente foi exibido no Festival Paulínea de Cinema.
Um mostra especial com 20 documentários feitos nas décadas de 60 e 70 sobre a sociedade iugoslava, Janelinha (mostra para criança), oficinas e ainda um debate sobre distribuição alternativa farão parte da programação desse festival tão importante.
Segundo Kléber, o IV Janela Internacional de Cinema do Recife foi orçado em R$ 330 mil e além do apoio do Edital do Audiovisual- Funcultura, esse ano também conta com patrocínio da Petrobras e da Chesf, via edital Eletrobras, e co-patrocínio da Toyolex.
Para 2012, a equipe do Janela pensa em ocupar mais um espaço de exibição. "Talvez o Parque Dona Lindu para alcançar os que moram na Zona Sul", sugeriu o crítico e cineasta Kléber Mendonça Filho.
Conforme ocorreu nas demais edições do Janela Internacional de Cinema do Recife, A ABD-PE/Apeci entregará mais um prêmio de realização. Em breve, informaremos os nomes que irão compor o júri da nossa entidade.
Fotos: Divulgação Janela/ Amanda Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário