Ponto de Cultura ABD/Apeci

PONTO DE CULTURA ABD/APECI

PONTO DE CULTURA ABD/APECI

Tendo sido conveniada ao Ministério da Cultura pelo Programa Cultura Viva, a ABD/APECI é hoje Ponto de Cultura realizando oficinas, cursos e mostras de vídeo dentre outras atividades.
As oficinas oferecidas em 2008 foram as de “Introdução ao Roteiro Audiovisual” e “História do Cinema” que são voltadas para quatro turmas de 25 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, do Governo do Estado de Pernambuco, que já participam do projeto Comunicando Culturas, projeto que é também incentivado pela FUNDARPE. As aulas aconteceram no Espaço Ensinar, que fica na Biblioteca Central da UFPE, durante o último trimestre de 2008, e terão um total de 180 horas-aula, todas as segundas e terças-feiras.
Na oficina de “Introdução ao Roteiro Audiovisual”, foram oferecidos aos alunos conteúdos sobre os elementos e concepções básicas do roteiro audiovisual contemporâneo, através de textos e exibição de filmes e vídeos locais e nacionais. Na sala de aula, o conteúdo programático debateu os seguintes temas: a linguagem audiovisual; o que é o roteiro; o surgimento da idéia; os personagens; story line; sinopse; argumento; a cena; a seqüência; o ponto de virada (PLOT POINT); roteiro literário; roteiro técnico; e a formatação do roteiro.
A introdução de noções básicas sobre a história e a atualidade do audiovisual em Pernambuco, no Brasil e no mundo foi o objetivo da oficina “História do Cinema”. Os alunos tiveram aulas sobre os principais movimentos cinematográficos, em todos os âmbitos, exemplificados através de filmes e vídeos. Além da introdução histórica, os jovens fizeram reflexões sobre a importância do audiovisual em suas vidas, foi também objetivo do curso torná-los mais críticos e cientes de todas das etapas do processo de produção da televisão e do cinema. Durante a oficina de “História do Cinema”, foram debatidos os seguintes tópicos: o que é audiovisual e sua importância no mundo atual; o que é cinema: a indústria e a arte; os gêneros (documentário e ficção); como se produz um filme; os formatos; os pioneiros, no mundo, no Brasil e em Pernambuco; os principais movimentos mundiais e brasileiros; o cinema pernambucano; e a revolução audiovisual está acontecendo.
Oficina: Introdução ao Roteiro Audiovisual
Educador responsável e Voluntário: Sérgio Dantas (cineasta, com especialização em estudos cinematográficos pela UNICAP)
Carga-horária: 90 horas-aula
Período de Realização: de 30 de setembro a 04 de novembro de 2008.
Oficina: História do Cinema
Educador responsável e Voluntário: Antônio Carrilho (cineasta, graduado em cinema na Universidade Federal Fluminense)
Carga-horária: 90 horas-aula
Período de Realização: de 30 de setembro a 04 de novembro de 2008.
CONTATO
Ponto de Cultura ABD/APECI: pontoabd-apeci@hotmail.com
Coordenador: José Vasconcelos Vieira- Fone: 81 91458539
Presidente da ABD/APECI e Consultora de Aprendizagem das Oficinas : Cynthia Falcão- e-mail:cynfalcao@gmail.com

Texto publicado orginalmente em 09 de março de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário