terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Apresentação

A Associação Brasileira de Documentaristas e Associação Pernambucana de Cineastas, ABD/APECI, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que congrega realizadores do audiovisual de Pernambuco com o intuito de mobilizar a classe para assuntos relacionados à área. Com sede na cidade do Recife, a ABD/APECI possui como principal objetivo a defesa e a promoção da produção audiovisual independente em todos os formatos e em qualquer gênero, sejam eles curtas, médias ou longas-metragens, de caráter cultural, técnico, artístico, didático, científico ou informativo.
Em 1979 surgiu na capital pernambucana a APECI (Associação Pernambucana de Cineastas) em meio a efervescência do Movimento Super 8 no estado. Neste período, os “superoitistas” contavam com a ajuda de Fernando Spencer e Celso Marconi, críticos de cinema dos principais jornais do Recife e também cineastas, para conseguirem espaço na mídia local e ganharem reconhecimento. Surgiu, então, a necessidade de fundar uma associação que congregasse os cineastas pernambucanos e os representasse. Assim, primeiro foi criada a Associação Pernambucana de Cineastas (APECI), que teve como primeiro presidente o cineasta Cleto Mergulhão, e em 1980, a entidade teve o seu nome alterado para ABD/APECI. Na década de 80 a Associação esteve em constante atividade e foi presidida, dentre outros, pelos cineastas Mayerber de Carvalho, Fernando Spencer, Cláudio Barroso, Paulo Caldas e Cláudio Assis.
Uma das principais realizações da seção pernambucana nessa época foi a organização e o patrocínio do Encontro Nacional das ABDs em Olinda, em 1984. Nesta ocasião, foi produzida a chamada “Carta de Olinda”, onde se decidiu pela efetiva aplicação da Lei do Curta-Metragem e pela realização dos concursos trimestrais de seleção de projetos de curta-metragem pela então Empresa Brasileira de Filmes S.A. (EMBRAFILME). A partir de 1988, diante da crise nas condições de produção de filmes e em face da desagregação dos órgãos e mecanismos de fomento à atividade cinematográfica, a Associação passou por uma fase de dispersão e divisão interna.
Em agosto de 1993, um grupo de cineastas, tendo à frente Kátia Mesel, resolveu retomar as atividades e registrar juridicamente a entidade como ABD/APECI, definitivamente. Ainda nesta década, a seção pernambucana atualizou o seu estatuto e participou da criação do “Festival de Vídeo do Recife” e do “Concurso de Roteiros Ary Severo” (atual “Concurso de Roteiros Ary Severo Firmo Neto”, realizado em parceria pelo Governo do Estado de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife), junto com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). O surgimento do “Ary Severo” marcou o reinício da produção de curtas-metragens no Estado. Nos anos 2000, a ABD nacional e todas as suas regionais participaram ativamente da estruturação e da realização do “Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOC TV”, do Governo Federal. Um programa pioneiro de fomento à parceria entre a TV pública e a produção independente de todo o país.
A ABD/APECI mantém até hoje representantes no Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife e no FUNCULTURA do Governo de Estado, instituiu prêmios para as entidades que mais ajudaram o audiovisual no ano (prêmio Genivaldo Di Pace) entregue nas edições do CINE-PE/Festival do audiovisual. Conta com mais de cem associados, dentre documentaristas, cineastas, produtores e técnicos audiovisuais e trabalha pela melhoria das condições da atividade audiovisual em Pernambuco, priorizando as áreas de formação, produção, exibição e memória.
A atuação da entidade voltada para esses quatro pilares, através da articulação e crescente parceria com o Governo do Estado de Pernambuco e com a Prefeitura do Recife, rendeu como frutos o acréscimo de um curta metragem, totalizando agora três, no “Concurso de Roteiros Ary Severo Firmo Neto” e a criação do “Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco”, com patrocínio para filmes e vídeos de curta e longa-metragem.
A atual diretoria da entidade trabalha através de uma gestão colegiada e é formada por:
Diretora Presidente: Cynthia Falcão
Diretores de Articulação Institucional:Tuca Siqueira e Pedro Severien
Diretor de Comunicação: Sérgio Dantas
Diretor de Assuntos Jurídicos: Alexandre Nogueira
Suplentes:
Pablo Polo e Alice Gouveia
Conselho Fiscal:
Marcelo Luna, Germano Coelho e Cláudio Barroso

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