terça-feira, 24 de março de 2009

RESULTADO DO II EDITAL DE FOMENTO DO AUDIOVISUAL DE PE

Na última sexta-feira, dia 20 de março de 2009 foi divulgado o resultado dos projetos selecionados na 2ª edição do Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco, promovido pelo Governo do Estado, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)
47 projetos foram aprovados: 10 longas-metragens, 13 curtas, 11 produtos para TV, 10 produtos na área de difusão e formação, três propostas na área de cineclubismo, somando um total de R$ 4 milhões em investimentos. Em relação ao ano passado, quando 29 projetos foram aprovados, houve um aumento de 18 contemplados.
A lista dos aprovados está no site da FUNDARPE.
Melhor que o resultado, impossível contemplar todos os bons projetos (inclusive alguns muito bons, infelizmente ficaram de fora), foi a fala do governador Eduardo Campos durante a cerimônia, principalmente quando reconheceu que a verba destinada ao segmento neste edital ainda foi pequena em comparação à demanda e aos resultados que o audiovisual pernambucano obtém mundo afora através de prêmios e boas críticas. Mais: prometeu publicamente que este edital terá verba ampliada nos próximos anos e criticou a má divisão de recursos destinados à cultura do NE através dos órgão públicos federais. Um passo importante para o segmento no estado!
Lembremos que a ABD/APECI (na divulgação oficial da Fundarpe e no JC saiu apenas "ABD"...) se encarregou de redigir uma carta dos trabalhadores do audiovisual, juntamente com o Forum Permanente do Audiovisual e da FEPEC, (resultado de uma fértil discussão nas listas do Forum e da ABD/APECI) para Luciana Azevedo, onde foi destacado logo no primeiro ponto de nossas propostas, o seguinte:

"PLEITEAMOS O AUMENTO DO VALOR DESTINADO PARA A II EDIÇÃO DO EDITAL DO PROGRAMA DE FOMENTO À PRODUÇÃO AUDIOVISUAL (2008-2009) PARA 6 MILHÕES DE REAIS." O valor total dos projetos inscritos no ano passado somou 16 milhões de reais. Ao manter, o valor do edital passado, de R$ 2,1 milhões o Governo mantém o padrão de congestão na produção local. Lembramos que no Programa Pernambuco Audiovisual, entregue ao Governo atual no início da sua gestão, propúnhamos um Edital de 12 milhões ao todo, sendo 10 milhões para Fomento à Produção e 2 milhões de Fomento à Exibição. Por isso estamos reforçando a necessidade de ampliação de recursos para o segmento que tem orçamentos e etapas de realização diferenciadas de outras linguagens culturais."
Apesar de não termos obtido o valor que pleiteamos ligitimamente, ainda que bem menos que o que necessitamos, louvamos esse momento de boa interlocução e compreensão da importância do segmento para a cadeia produtiva da cultura no estado de Pernambuco, a excelente disposição da Fundarpe, através de sua presidente Luciana Azevedo e equipe às reivindicações da classe. Muito há o que conquistar, mas imaginamos que esse é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário