terça-feira, 4 de maio de 2010

ABD-PE/Apeci entrega prêmios no XIV Cine-PE


Foto/Divulgação Cine-PE

Nego Fugido, de Cláudio Marques e Marília Hughes Guerreiro (BA)


Foto/Divulgação Cine-pe

Ensaio de Cinema, de Allan Ribeiro (RJ)


Foto: Daniela Nader/ Divulgação Cine-PE

Silvio Da-Rin, Jones Melo e a presidente Cynthia Falcão



A ABD-PE/Apeci entregou prêmios na 14° edição do Cine-PE: Festival do Audiovisual no último domingo (2/5) no Cine São Luiz. O Festival teve início na segunda-feira (26/4) e também realizou a Mostra Pernambuco nos dias 24 e 25 de abril. O encerramento teve apresentação da Orquestra Criança Cidadã e exibição do documentário Continuação, de Rodrigo Pinto sobre o processo criativo do CD Labiata, do músico pernambucano Lenine, que se fez presente na ocasião.

Em 2010, o júri da ABD-PE/Apeci contou com a jornalista e editora Mariana Valença, o fotógrafo e cineasta Filipe Calheiros, o realizador Leo Crivellare e o ator pernambucano Jones Melo, homenageado pela entidade.

O prêmio de melhor curta digital foi para Ensaio de Cinema, do diretor carioca Allan Ribeiro. “Esse prêmio foi concedido a essa produção pela sutileza e capacidade de surpreender quem faz cinema”, disse Jones Melo ao entregar o troféu.

“Pela compreensão que o curta-metragem propicia ao experimentalismo”, o prêmio de melhor curta em 35mm foi para a filme baiano Nego Fugido, de Cláudio Marques e Marília Hughes Guerreiro.

Já o prêmio Genivaldo Di Paci-ABD-PE/Apeci entregue pela Presidente Cynthia Falcão foi para o ex-Secretário do Audiovisual Silvio Da-Rin, que se despediu do cargo recentemente. A Secretaria do Audiovisual agora será comandada por Newton Cannito.

A noite teve o longa As melhores coisas do mundo, de Laís Bodanzky levando oito Calungas, inclusive os de melhor filme e melhor direção. O curta em 35mm mais premiado foi Recife Frio, de Kléber Mendonça Filho, levando três troféus Calungas.

Para saber conferir toda a premiação, basta acessar o site www.cine-pe.com.br

Jornalista Responsável: Amanda Maria do Nascimento DRT 3931-PE

2 comentários:

  1. Admiramos imensamente muitos filmes e realizadores de Pernambuco.
    Amigos da ABD-PE, foi uma honra receber esse prêmio dado por vocês.

    Abraços,

    Cláudio e Marília

    ResponderExcluir
  2. Estamos orgulhosos tambéms! Parabéns pelo filme.
    Abraços, Diretoria ABD-PE/APECI

    ResponderExcluir