domingo, 13 de novembro de 2011

Filmes premiados no IV Janela de Cinema


Fotos: Divulgação Janela Internacional de Cinema do Recife

Ovos de Dinossauro na Sala de Estar, de Rafael Urban

O prêmio de realização da ABD-PE/Apeci – Associação Brasileira de Documentaristas- Seção Pernambuco/ Associação Pernambucana de Cineastas foi para o curta-metragem Ovos de dinossauro na sala de estar, de Rafael Urban (PR) pela abordagem sensível dos temas da memória e do amor através do elo da personagem ao seu cenário de rememorações. Ovos de dinossauro na sala de estar apresentou para o júri de forma particularmente notável a relação que se estabelece entre as imagens, a ausência que elas buscam presentificar e o sujeito que, rememorando, recria seus vínculos.


A entidade também concede menção honrosa para o curta-metragem O hóspede, de Anacã Agra e Ramon Porto Mota (PB) porque a escolha se deve à ousadia na aproximação entre as paisagens interioranas e o universo da ficção científica. O hóspede é construído por um trabalho minucioso sustentado pela competência de sua realização, com destaque para a apropriação dos elementos de gênero e para o trabalho dos atores.

O Hóspede, de Anacã Agra e Ramon Porto Mota
Para o nosso Júri, o IV Janela Internacional de Cinema do Recife foi muito produtivo por repensar a cidade do Recife, pelas diversas formas de expressão proporcionada pela curadoria e ainda por caracterizar-se como um festival-articulação entre realizadores, críticos e público.

Quem tiver curiosidade de saber sobre todos os premiados, acessar www.janeladecinema.com.br

Jornalista responsável: Amanda Nascimento DRT 3931-PE


Um comentário:

  1. Pessoal, estão abertas inscrições para o curso Miradocs de Documentários, que chega ao Recife com o apoio da Fundarpe. Favor divulgar para os associados à ABD-PE. Mais informações:

    www.miradocs.com

    Inscrições até segunda, dia 21 de novembro.

    O curso Miradocs fará uma incursão pelos modos contemporâneos de fazer documentários, sem esquecer a perspectiva histórica do gênero. As aulas abordam as diversas linguagens e seus diferentes modos de produção.

    Quem optar pelas aulas do módulo Panorama Contemporâneo vai encontrar repertório e inspiração para organizar e incrementar suas ideias sob a luz da produção atual de documentários. Já quem quiser adquirir técnica para desenvolver um argumento e transformá-lo em projeto de documentário deverá optar pelo módulo Argumento e Pitching para Documentário. Essa parte do Miradocs está estruturada para ajudar o participante a incrementar suas estratégias para apresentar uma ideia, um ponto de vista, um argumento, e transformá-los num filme.

    As aulas expositivas terão um tom informal, que permitirá ao aluno fazer questionamentos e contará com espaço para debates. A argumentação teórica será desenvolvida a partir da análise de filmes documentários realizados nos últimos sete anos. Serão abordados filmes de produções independentes, pois possibilitam mais liberdade de criação e diversidade de linguagem. Também haverá atividades em grupo para identificar características dos modos de produzir e desenvolver o questionamento crítico.

    O Miradocs é um curso oferecido gratuitamente para quem se interessa ou trabalha com audiovisual, realizado com patrocínio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fudarpe/ Governo de Pernambuco, através do 4º Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco.

    www.miradocs.com

    ResponderExcluir