segunda-feira, 25 de junho de 2018

Relatoria - Assembleia Eleições - 18.06.2018

Relatoria da reunião ABD/APECI do dia 18 de junho de 2018, no edifício Pernambuco – Av. Dantas Barreto, n 324, Recife-PE.   




Neco começou relembrando a história da ABD e da última gestão. Explica como se deu a organização da última gestão da ABD.   

Juliana Lima fala sobre a última gestão da ABD, sobre como funcionou os Gts para realização das ações que a ABD se propôs. Fala sobre a atuação da ABD na inclusão das políticas afirmativas no Edital de Cultura, o Funcultura. Fala especificamente de como está a inclusão da população negra nesses editais e como ainda apesar dos avanços das políticas de inclusão, o Funcultura ainda é elitista.  

Neco fala sobre o processo de digitalização da documentação da ABD.   

Anna fala sobre o calendário de reunião da gestão passada.   

Carol Vergolino fala sobre a sua cadeira no conselho de cultura através da ABD.   

Neco fala sobre a renovação do estatuto da ABD, que trouxe avanços que podem por exemplo fazer com que pessoas que moram fora da capital possam colaborar com a ABD.   

Juliana Lima fala sobre o problema da ABD de contemplar ainda uma parte elitizada do audiovisual e não uma verdadeira renovação da gestão.   

Pedro Severien fala sobre abrir uma discussão para rever o processo de votação da próxima chapa.   

Anna fala sobre o processo da formação da chapa das eleições.   

Sobel fala sobre a importância da renovação para a democratização da ABD.   

Carol fala sobre a possibilidade de seu nome na chapa ser modificado para poder dar acesso a outras pessoas que estejam interessadas em integrar a nova gestão da ABD.   

Marco Bonachela fala sobre o momento em que a cultura está passando no país, e a importância de um fortalecimento dos grupos que fazem parte da construção de políticas públicas em Pernambuco. 
Como esse contexto fez com que Marco quisesse entrar na gestão que vem aí.   

Gil fala sobre como vê a ABD, não vê como uma bolha.   

Cintia Lima fala sobre a importância de pessoas negras estarem presentes e que a discussão e o dissenso é relevante no processo.   

Mariana fala como foi seu processo quando foi presidente. Como antes era difícil armar uma gestão e como agora existem muitas pessoas querendo fazer parte da ABD. Fala da relevância dos conselhos civis pra gestão da cultura do estado, focando na comunicação pública.   

Pedro Severien fala sobre a função da ABD, sobre o formato ultrapassado que ainda tem a instituição. Em vários momentos se postulou a pergunta se vale a pena manter a ABD. Fala sobre os espaços que a ABD ocupa. Pedro fala sobre a responsabilidade de fazer parte da gestão da ABD. Fala como ocorreu a última reunião pra se chegar a essa proposta de votação e reunião.   

Bruna Leite fala sobre seu papel da atuação do MAPE e como ABD é um importante veículo de atuação política. Fala sobre o momento político em que o Brasil está passando.   

Anna fala como vê a ABD. A responsabilidade de fazer parte da  ABD. De ser mais plural a luta.   

Juliana fala sobre o seu papel na ABD, como entrou na gestão anterior e como sofre resistência por parte do grupo que faz parte da ABD.   

Carla Francine fala sobre a importância da união do grupo da ABD para fazer frente ao desmonte que está ocorrendo com as políticas públicas no Brasil.   

Enzo fala sobre a necessidade de representar os animadores na associação, por isso colocação do seu nome na chapa.   

Cecília fala sobre a representatividade das pessoas na chapa da ABD.   

Anna explica como é a organização atual da gestão da ABD.   

Felipe Peres fala como se deu a última eleição e como houve uma avanço na composição mais democrática dos membros da ABD e da chapa. Felipe dá uma geral no funcionamento das Tvs Púlicas em Pernmabuco, TVU e Tv Pernambuco. Fala sobre a digitalização da Tv Pernambuco e a virada digital que a Tv Pernambuco irá fazer.   

Neco abre para que as pessoas falem porque querem estar no grupo que fará a gestão da ABD na próxima gestão.  
- Bia fala sobre porque quer fazer parte da chapa gestora, para representar sua atuação como realizadora de audiovisual experimental.   
- Cintia Lima fala sobre por que entrar na ABD.   
- Tiago faz uma crítica a ABD, que não chega em outros lugares que possa ampliar o acesso das pessoas à associação.   
- Marco fala que seria importante as pessoas que tivessem há mais tempo fazer parte da diretoria.   
Todos falam sobre suas vontades de entrar na gestão da ABD e seu papel político.   

Votada a chapa e por unanimidade eleita a nova gestão da ABD/APECI  
Diretoria colegiada formada por (em ordem alfabética): Anna Andrade, Beatriz Soares, Bruna Leite, Carol Vergolino, Cecília da Fonte, Cíntia Lima, David Sobel, Enzo Giaquinto, Justino Passos, Manoele Scortegagna, Marco Bonachela, Marcelo Pedroso, Neco Tabosa, Pedro Andrade, Priscila Urpia, Thiago das Mercês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário