sexta-feira, 3 de julho de 2020

Novo calendário | Editais 12 e 13 - Funcultura Audiovisual




Após diversas tentativas de diálogo com o governo, que tem desamparado a classe da cultura no âmbito estadual (o que agrava o cenário de desmonte federal para os profissionais do audiovisual e de outras áreas da cultura em Pernambuco), Secult-PE e Fudarpe divulgam novo calendário para os editais 12 e 13 do Funcultura Audiovisual. A proposta foi pactuada entre as representações da sociedade civil através do Conselho Consultivo do Audiovisual, entretanto ainda representa um prejuízo grande para a categoria. 

Com o ajuste, a divulgação final dos resultados acontecerá no dia 14 de novembro de 2020, 1 mês antes do que foi proposto inicialmente pela gestão como proposta de reformulação, mas com 2 meses de atraso em relação ao calendário publicado no lançamento do edital. Além do novo prazo, o calendário reforça o pacto firmado entre a Secretaria de Cultura e Fundarpe com toda a cadeia produtiva de fazer, ainda em 2020 as assinaturas dos termos de compromisso dos projetos aprovados nos dois editais.

Com o atraso que foi estabelecido pelo Governo e a ausência de políticas emergenciais, são 3 anos do setor audiovisual pernambucano sem contratação de novos projetos. Isso é um feito inédito. E esse cenário não é fruto da Pandemia: antes mesmo da situação emergencial de saúde que impôs outras restrições ao setor, o descaso do Governo do Estado já existia. 

Essa conquista de um calendário um pouco menos prejudicial é fruto da construção coletiva entre a sociedade civil e as entidades representativas da classe no Conselho Consultivo do Audiovisual. Reforçamos que é importante seguir acompanhando e cobrando para que todos os prazos sejam cumpridos corretamente.

http://www.cultura.pe.gov.br/canal/funcultura/secult-pe-e-fundarpe-anunciam-novo-calendario-para-os-editais-do-funcultura-audiovisual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário