domingo, 27 de dezembro de 2009

Cine São Luiz reabre as portas para a Aurora


Divulgação Fundarpe/ Priscilla Buhr.

Os cinéfilos da capital pernambucana podem comemorar: o Cine São Luiz está pronto para reabrir as portas na Rua da Aurora, localizada no centro do Recife. Integrado à rede de equipamentos culturais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a tradicional sala de exibição mais importante do Estado será reinaugurada na próxima segunda-feira, 28 de dezembro, às 19h30.

Na ocasião será realizada uma cerimônia de abertura, apenas para convidados, com a presença do governador de Pernambuco Eduardo Campos. O filme que vai marcar a retomada do São Luiz é o longa-metragem Baile Perfumado, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira.

A obra de revitalização foi iniciada em julho deste ano, custou cerca de R$ 1,2 milhão. Entre os serviços já finalizados estão os de revisão das instalações elétricas e hidráulicas; limpeza dos dutos do ar condicionado e modernização do sistema de climatização. As novas poltronas – no mesmo modelo das utilizadas na inauguração, em 1952 – já foram colocadas. O cinema também conta com adequações se referem às cadeiras para obesos e espaço para portadores de necessidades especiais e um carpete.

Mas são os trabalhos decorativos que deram a cara nova ao São Luiz. Isso porque, foram realizadas obras civis de acabamento, recuperação estrutural, revitalização de fachada, pintura dos detalhes internos da sala, entre outros. Os detalhes do revestimento em gesso das paredes e do teto, uma das marcas do cinema, estão totalmente reformados, inclusive com as cores originais.

A sala do São Luiz tem 992 lugares, 100 a menos do que no projeto original. Um novo sistema de som Dolby Analógico – com 26 caixas de som lateral e três, por trás da tela – e um projetor de filmes 35 mm com lâmpada de 3 mil watts de potência garantirão à platéia a qualidade encontrada nos principais cinemas do Brasil.

O Governo do Estado oficializou, no ano passado, a adoção do Cine São Luiz. A locação da sala de exibição, referência histórica na formação cinematográfica de Pernambuco está inserida no projeto Estações Culturais, que pretende consolidar em cada uma das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado um centro de referência cultural.

O contrato especial de locação do cinema foi assinado pela Fundarpe e por representantes do Grupo Severiano Ribeiro, proprietários do imóvel. O documento garante ao Governo do Estado a utilização do imóvel durante cinco anos, ao custo de R$ 20 mil por mês.

BREVE HISTÓRICO DO CINEMA SÃO LUIZ


Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952 e situado às margens do Rio Capibaribe e na cabeceira da mais moderna ponte da cidade à época, a Ponte Duarte Coelho, o São Luiz tornou-se um dos mais emblemáticos cinemas do Recife, prezando por essa arte em sua concepção clássica, com exibição em cine-teatro. Hoje, o Cinema São Luiz é o de mais rica concepção artística e arquitetônica do Recife e um dos últimos cinemas de rua do país.

De propriedade do Grupo Severiano Ribeiro, depois de mais de 50 anos de funcionamento, em 2006, o cinema fechou suas portas. Em 2008, o prédio foi tombado pelo Governo do Estado que, através da Fundarpe, assinou um termo de comodato para utilização do espaço por cinco anos.

O São Luiz será prioritariamente um espaço de exibição da produção audiovisual nacional e pernambucana, a preços populares e sessões com horários sensíveis às demandas do grande público.

A sala de exibição com capacidade para 900 pessoas funcionará como cine-escola durante a semana no período da manhã e tarde. Nessa ação, voltada inicialmente para alunos de escolas públicas, a linguagem audiovisual será instrumento de reflexão e formação crítica e cidadã. Pretende-se também, a partir da reabertura do espaço, incluir Recife nos circuitos internacionais de grandes mostras e festivais.


SERVIÇO

Reabertura do Cine São Luiz

Segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

19h30- Só para convidados

Rua da Aurora, 157- Boa Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário