sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Relatório de Gestão 2012-2014


ABD-APECI
                                                          
Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, seção PE
Associação Pernambucana de Cineastas
                                                          
Relatório de Gestão 2012-2014
                                                          
Diretoria e Conselho
                                                          
Presidente: Pedro Severien
Vice-presidente: Mariana Porto
Secretário: Antônio Carrilho
Tesoureiro: Alexandre Soares
Conselho: Chico Egídio, Pablo Polo, Alan Oliveira, Leonardo Lacca, Felipe Ferreira, e Caio Dornelas.
                                                          
A eleição dessa gestão da ABD-APECI ocorreu em 26 de novembro de 2012. A chapa única foi eleita em assembléia geral realizada na Fundação Joaquim Nabuco, no bairro do Derby, no Recife. Seguindo as diretrizes do estatuto, ficou determinado o mandato de dois anos para este grupo.
                                              
A formação da diretoria e do conselho se deu a partir de uma série de reuniões que estabeleceram algumas premissas para a nova gestão:
                                                          
1) A necessidade de haver continuidade nos trabalhos iniciados pela gestão anterior. Partindo daí a permanência de Mariana Porto, realizadora e educadora, que ocupava a presidência da entidade a época da nova eleição.
2) Articular a presença de pelo menos um representante de cada macrorregião do Estado no grupo. Isso serviria para descentralizar nossas ações e consultas em relação a capital, estimulando um diálogo mais específico sobre demandas da zona da mata e do interior do estado. Representantes: Zona da Mata - Caio Dornelas (Goiana), Agreste - Alexandre Soares (Taquaritinga do Norte), e Sertão - Chico Egídio (Petrolina).                                  
3) Ficou estabelecido que manteríamos o organograma por uma exigência do estatuto, mas que, na prática, o grupo funcionaria de forma mais horizontalizada. A diretoria e o conselho vêm operando de maneira colaborativa para desenvolver as ações e projetos definidos nas assembléias e reuniões extraordinárias.

Associados
                                                          
Atualmente, temos cerca de 110 associados registrados em lista de discussão online. No entanto, não há um mecanismo de cobrança regular das anuidades. Informalmente o número de realizadores, técnicos e artistas de alguma maneira ligados a ABD-APECI é bem maior que isso.     
                                                          
Implementamos novas formas de contribuição dos associados, como a doação, sem a obrigatoriedade de pagamento da anuidade. Acreditamos que o poder de mobilização da associação não está ligado prioritariamente a cobrança dos pagamentos das anuidades, mas sim ao estímulo de um engajamento coletivo visando uma ação política permanente.
                                                          
Assembléias e Reuniões
                                                          
Abaixo listamos as reuniões e assembléias realizadas e os temas principais discutidos em cada uma.

14/12/2012
Indicação à ABD Nacional para o Prêmio da Academia Brasileira de Cinema. Lista encaminhada no dia 14 de Dezembro de 2012. Os filmes escolhidos em consulta a lista de associados foram: PORCOS RAIVOSOS Dir: Isabel Penoni, Leonardo Sette;  A ONDA TRAZ, O VENTO LEVA Direção: Gabriel Mascaro; CORPO PRESENTE Direção: Marcelo Pedroso; DI MELO – O IMORRÍVEL Direção: Alan Oliveira e Rubens Pássaro; GAROTAS DA MODA Direção: Tuca Siqueira; JUANITA Direção: Andrea Ferraz; A VIDA PLURAL DE LAYKA Direção: Neco Tabosa; DIA ESTRELADO Direção: Nara Normande

01/12/2012
Apoio com empréstimo de equipamentos ao filme "Animal Político" de Tião.

22/12/2012
Participação no Fórum Estadual de Cultura, realizado em Gravatá. Ações: aprovação do regimento do Fórum, e assinatura de moção pela reestruturação do Conselho Estadual de Cultura. Estavam presentes os representantes da ABD/Apeci: Pedro Severien, Chico Egídio, Alexandre Soares e Caio Dornelas.

31/01/2013
INDICAÇÃO PARA A COMISSÃO TÉCNICA DE ASSESSORAMENTO DO FUNCULTURA
Os nomes foram escolhidos a partir de um processo de consultas a lista de associados e depois por votação interna da diretoria. Indicados: RODRIGO CARRERO (PE), ARTHUR LINS (PB), MARCELO IKEDA (CE), ALEXANDRE VERAS (CE). Suplentes: DANIEL QUEIROZ (MG), FRED BENEVIDES (RJ).
                                                          
15/03/2013
REUNIÃO COM FUNDAJ SOBRE O CANNE
Reunião  com a presença  presidente da Fundaj, Fernando Freire, a diretoria de Cultura, Arte e Educação, Silvana Meirelles, Coordenadora do Canne, Cynthia Falcão, representante da APCNN, Claudio Assis, e a vicepresidente da ABD/Apeci, Mariana Porto.



01/04/2013
APOIO AO FILME "URÂNIO SERIDÓ"
Apoio com empréstimo de equipamentos ao filme "Urânio Seridó" de Antonio Carrilho.

05/04/2013
ENCONTRO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ABD-PE/APECI
Local: Sala Aloisio Magalhães Fundaj-Derby, Horário: 9h às 18h.

Tópicos
Encontro das ABDs do Nordeste: Frente a necessidade de ampliação da articulação regional foi proposto um segundo encontro das ABDs do Nordeste. A pauta principal será o Fundo Setorial do Audiovisual e a distribuição dos recursos destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do PRODAV. Um dos objetivos desse encontro será formular diretrizes para a regulamentação da cota de 30% do Fundo Setorial do Audiovisual gerido pela Ancine para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O encontro também visará atualizar as demandas comuns aos Estados da região, dando continuidade ao encontro promovido em 2010 também no festival. A ABD/Apeci encaminhará uma solicitação de apoio à Secretaria de Cultura do Estado/Fundarpe para viabilização desse encontro.
Programa Pernambuco Audiovisual: Foi lembrada e ressaltada a importância da entidade na construção dessa nova situação pela qual passa o cinema pernambucano. Em específico, o êxito da carta proposta pelos realizadores e profissionais do segmento entregue ao Governo do Estado em 2007. Sendo assim, foi proposto a formulação de uma nova carta a ser encaminhada agora para a Prefeitura do Recife. Este documento deve servir de modelo para a construção de um novo modelo de incentivo à cadeia produtiva do audiovisual.
Situação Cadastral da ABD/Apeci: Foi verificado que entidade tem situação cadastral ativa e regularizada em todas as esferas. Atualmente, estão abertas duas chamadas para participação de entidades em conselhos deliberativos, nas quais a ABD/Apeci irá se registrar: o SIC Municipal (20/05) e a Empresa Pernambucana de Comunicação (30/05). Por falta de documentação quanto a última eleição e de um representante apto, a ABD/Apeci não se inscreveu no cadastramento  do Conselho Deliberativo do Funcultura.
Ancine e Secretaria do Audiovisual (Sav): Durante o Cine PE, o diretor da Ancine, Manoel Rangel, e o secretário do Audiovisual, Leopoldo Nunes, estarão presentes para uma conferência. Foi decidido que a ABD/Apeci aproveitará a oportunidade para entregar uma carta com as principais propostas do setor. O conteúdo da carta começou a ser delineado e será disponibilizado em breve para consulta aos associados.
Prémio Genivaldo Di Pace e Júri Cine PE: Ficou definido que o prêmio Genivaldo di Pace (para a entidade ou personalidade que mais contribuiu para o cinema pernambucano durante o ano) vai ser entregue ao CANNE. E que o júri da ABD/Apeci no Cine PE será composto por Alexandre Soares, Séphora Silva e Alexandre Figueroa.
Difusão do cinema pernambucano: Foi discutido de forma ainda embrionária um projeto de divulgação do cinema pernambucano em forma de coletânea de DVDs.
Articulação da entidade com os cursos de cinema:  Foi conversado a necessidade de uma apresentação/aproximação da entidade com os alunos dos cursos de cinema da UFPE, Aeso e Mauricio de Nassau.
Reuniões mensais: A partir de agora, a entidade promoverá reuniões mensais em datas a serem divulgadas pela lista de associados.

17/04/2013
REUNIÃO SOBRE CONSELHO DA EMPRESA PERNAMBUCANA DE COMUNICAÇÃO
Reunião com integrantes do Fórum de Comeunicação de Pernambuco, realizada na sede da Oi Kabum. No encontro, discutiu-se uma articulação para indicação dos representantes da sociedade civil organizada para o conselho da EPC. Ações da ABD/Apeci: Contato com o STIC-PE e a APCNN para estimular o cadastro e escolher dois nomes de consenso para a representação. Participantes: Pedro Severien e Alan Oliveira (ABD/Apeci), Cátia Oliveira (Fopecom) e Rosa Sampaio (Oi Kabum!).

02/05/2013
Entrega do prêmio Genivaldo di Pace ao presidente da Fundaj, Fernando Freire, pelos serviços prestados pelo Centro Audiovisual Norte-Nordeste - Canne.

21/05/2013
Formação do Conselho da Empresa Pernambuco de Comunicação (TV Pernambuco), no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, na Praça do Arsenal.

16/06/2013
No anúncio do resultado do edital do audiovisual 2012/2013, entrega de uma carta pedindo a consolidação da lei do audiovisual ao governador. Entregue ao secretário de Cultura, Fernando Duarte, e ao presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, em ato público, no Cine São Luiz.

19/06/2013
Reunião ordinária da ABD-APECI. Pauta: Eleição ABD Nacional, Prefeitura do Recife, Encontro das ABDs do NE. Sala Aloisio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco.

17/07/2013
Reunião ordinária da ABD-APECI. Formulação da Carta à Prefeitura do Recife e encaminhamentos. Sala Aloisio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco.

01/08/2013
Indicação de Juri no festival de triunfo e tentativa de articulação de um encontro das ABDs estaduais do nordeste

05/09/2013
Primeira reunião sobre formulação da nova lei do Funcultura Audiovisual. Sala Aloisio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco.

12/09/2013
Assembleia geral para discussão da minuta de lei do audiovisual de PE. Sala Aloisio Magalhães, na Fundação Joaquim Nabuco.

14/09/2013
Relato e avaliação do trabalho de formulação do texto da minuta de lei do audiovisual de PE. Envio online para lista de discussão.

19/09/2013
Posse do Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação - EPC com a participação de representante da ABD-APECI, Pedro Severien.

26/09/2013
Publicação dos textos iniciais resultado dos Grupos de Trabalho instituídos em assembleia. Envio online para lista de discussão.

14 e 15/10/2013
Seminário KINEPOLITIKS dentro da programação do Janela Internacional de Cinema do Recife. Convidados: Hilton Lacerda, Marcelo Pedroso, Felipe Peres Calheiros. Mediação: Mariana Porto.

16/10/2013
Publicação do texto da minuta de lei para consulta pública. Envio online e publicação no blog da ABD-APECI.

22/10/2013
Assembleia geral para revisão final do texto da minuta de lei construído coletivamente pelo segmento, na Fundação Joaquim Nabuco do Derby.

14 e 15/11/2013
Encontro sobre o filme político contemporâneo - KINEPOLITIKS - no festival Janela Internacional de Cinema do Recife, no Cinema da Fundação.

07/12/2013
Ato pelo Cinema do Parque na premiação do FestCine, no Cinema São Luiz.

28/01/2014
Reunião de trabalho da Lei do Audiovisual de Pernambuco, realizada na sede do Governo do Estado.

04/02/2014
Reunião com representantes da Fundação de Cultura da Prefeitura do Recife.

12/02/2014
Indicação de nomes para a comissão técnica ao edital do Funcultura Audiovisual. Indicados: Marcela Borela (GO), Fred Benevides (RJ), Adriana Fesquet (RJ), Rodrigo de Oliveira (ES), Luiz Otávio Pereira (PE).

10/03/2014
Reunião de trabalho da Lei do Audiovisual de Pernambuco, realizada na sede do Governo do Estado.

27/03/2014
Assembleia geral para revisão final do texto da minuta de lei, realizada no Cinema da Fundacão.

04/06/2014
Aprovação da Lei do Audiovisual (N˚ 15.307) na Assembéia Legislativa do Estado.

31/07/2014
Indicação de representantes do segmento para o Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. Comunicação enviada à Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

10/09/2014
Participação da diretoria da ABD-APECI no Fórum Municipal do Audiovisual. Reunião com o presidente da Fundação de Cultura do Recife. Pauta: Gerência de Audiovisual da Prefeitura, Cinemateca Alberto Cavalcanti e a reforma do Cine-Teatro do Parque. Auditório do Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). Indicação de André Dib para a gerência do audiovisual.

02/11/2014
Ato pela digitalização do Cine São Luiz, durante o encerramento do Janela Internacional de Cinema do Recife.
                                                          
Além das assembléias gerais com convocação de todos os associados e interessados, a ABD-APECI através de sua diretoria e conselho participaram de encontros com outras entidades, assim como realizaram reuniões específicas para formulação de documentos e encaminhamento de ações. A maioria dessas ações não foi registrada em ata.
                                                          
Ao longo dessa gestão, buscamos uma forma de discussão e resolução que não envolvesse sempre encontros físicos. Pode-se dizer que realizamos algumas reuniões online através de grupo de discussão da diretoria e da lista.
                                                          
Ações
                                                          
Seguindo indicação da ABD Nacional sobre o formato do relatório, desenvolveremos com maior detalhe apenas dois pontos. As ações restantes ficam listadas como tópicos do item Assembleias e Reuniões.
                                                          
Formulação da nova lei do audiovisual pernambucano
                                                          
Nos últimos anos, havia por parte da ABD-APECI, dos realizadores em geral e demais entidades ligadas ao audiovisual, o desejo de regulamentar os avanços alcançados com os editais estaduais de fomento para o setor. O Governo do Estado sinalizou publicamente que estaria disposto a encaminhar uma lei à Assembléia Legislativa com o objetivo de regulamentar o Funcultura Audiovisual, braço específico do Funcultura Independente.
                                                          
O Funcultura Audiovisual foi criado a partir das demandas encaminhadas pela classe em 2007, através de uma carta coletiva com diretrizes pensadas por realizadores e produtores independentes. Como resultado, o Funcultura Audiovisual traz um modelo melhor elaborado para a seleção dos projetos, pois, entre outros aspectos, estabelece que as comissões técnicas sejam compostas por profissionais de notório saber, indicados pelas entidades representativas do audiovisual no Estado. Antes da criação do Funcultura Audiovisual, os projetos poderiam ser julgados por representantes de qualquer segmento artístico. Diversos outros avanços foram conquistados na execução dos editais pela mobilização do grupo de realizadores e entidades do audiovisual, mas até agora o Funcultura Audiovisual é regido por um Decreto, o que fragiliza esses avanços nas mudanças de gestões no poder executivo.
                                                          
A ABD-APECI coordenou a formulação de um Projeto de Lei que pudesse garantir continuidade para este modelo de fomento, independente das mudanças no poder executivo estadual. Nesse processo, a entidade conseguiu reunir diversos setores numa construção coletiva que se mostrou extremamente produtiva com a aprovação da lei em 04 de junho de 2014.

                                                          
Conselho de Administração da Empresa Pernambuco de Comunicação
                                                          
Há muitos anos a TV Pernambuco, canal gerido pelo Governo do Estado, não passa de um canal fantasma. Além de ter sido utilizado como cabide político em várias gestões, o canal encontrava-se totalmente inoperante dentro de qualquer modelo coerente para uma TV Pública. Nos últimos anos, um grupo de representantes da sociedade civil, englobando entidades que lutam pela democratização da comunicação, iniciou um processo de reformulação da TV. Foram inúmeras rodadas de discussão e um grupo de trabalho foi criado para formular um novo modelo para o canal. O resultado é um modelo similar ao da Empresa Brasil de Comunicação. Assim, foi criada a Empresa Pernambuco de Comunicação, responsável a partir de agora por gerir a TV Pernambuco com participação da sociedade civil através dos membros integrantes de um Conselho de Administração.
                                                          
A ABD-APECI uniu-se ao movimento de discussão sobre a TV Pernambuco e fez parte da articulação para eleição de representantes da sociedade civil, garantindo assento no Conselho de Administração com a candidatura e eleição de Pedro Severien. Acreditamos que essa ação tem um valor estratégico e de grande potencial, haja visto que o projeto encampado pelos movimentos de democratização da comunicação é transformar a TV Pernambuco em janela de difusão para a produção audiovisual pernambucana. Além disso, entendemos que este canal deve ser instrumento de mudança social e cultural. Há um desafio enorme pela frente, haja visto que a TV continua sem orçamento garantido ou mesmo um modelo de gestão eficaz.
                                                          
                                  
Outras ações
                                                          
A ABD-APECI desenvolveu diversas outras ações durante os últimos dois anos, entre elas a indicação de membros para a comissões de seleção de projetos do Funcultura Audiovisual, formação de júris e entrega de premiações em festivais estaduais (Triunfo, Festcine, Janela Internacional de Cinema do Recife, Cine PE, entre outros), participação permanente no Conselho Editorial da TV Universitária e o encaminhamento de demandas referentes à política cultural e audiovisual no âmbito municipal (Recife) e estadual.
                                                          
Principais desafios
                                                          
Um dos nossos principais desafios é manter o nível de mobilização que alcançamos com a discussão da lei do Audiovisual de PE. Nesse processo, conseguimos estabelecer um rico diálogo com realizadores, produtores, técnicos e artistas. Acreditamos que isso é fruto do trabalho permanente da entidade há várias gestões. Vale ressaltar que o atual modelo de fomento institucionalizado no estado tem como um dos elementos fundadores uma carta encaminhada pela ABD-APECI e outras entidades locais, em 2007.                                                         
Outro desafio é a descentralização das decisões e ações da entidade. Estamos pesquisando e experimentando um novo modelo de gestão, ainda sem um padrão definido ou um método fixo, mas que aponta para uma discussão mais horizontal dos temas. Para isso, temos amplificado o debate nos nossos canais de comunicação (lista de e-mail e página e grupo do Facebook), permanentemente convidando todos os integrantes do setor audiovisual ao debate de idéias e definindo formas de encaminhamento adaptadas a cada projeto ou ação.
                                                          
Há ainda o desafio de regionalização das ações da entidade. Ou seja, fazer com que o debate e as propostas contemplem também as regiões menos favorecidas do Estado (Zona da Mata, Agreste e Sertão). É antiga a tendência de centralização das ações na região metropolitana do Recife, e acreditamos que isso desfavorece a pluralidade cultural característica do nosso Estado.




Recife, 12 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário