segunda-feira, 17 de agosto de 2015

RELATORIA DA REUNIÃO REALIZADA EM 29 DE JULHO de 2015

RELATORIA DA REUNIÃO REALIZADA EM 29 DE JULHO NO SEXTO ANDAR - EDF. PERNAMBUCO
Como acordado na reunião, compartilhamos aqui um relato resumido dos tópicos e cada uma das pessoas citadas deverá desenvolver o tema num texto argumentativo e informativo. O objetivo é reunir essas reflexões para construção de um documento que será encaminhado à Secretaria de Cultura do Estado na próxima reunião do Conselho Consultivo do Audiovisual. Para que tenhamos tempo hábil para organizar esse material, todos os que participaram da reunião e são citados abaixo devem encaminhar os respectivos textos até o dia 18 de agosto compartilhando-os nos comentários desta postagem ou encaminhando-os para o e-mail abdapeci@gmail.com. Quem não tiver sido citado na mensagem, mas também deseje colaborar com a formulação dos textos pode e deve compartilhar suas reflexões por aqui e/ou pelo e-mail.
Pauta inicial:
1. Conselho Estadual de Políticas Culturais. Funcionamento e informação sobre datas para inscrições no colégio eleitoral;
2. Avaliação edital do Funcultura Audiovisual 2015-2015;
3. Elaboração de carta para Secretaria de Cultura do Estado com as diretrizes do segmento para as políticas públicas para o segmento audiovisual;
4. Eleição nova gestão da ABD-Apeci;
5. Ponto adicionado: Portaria 50 de 26 de dezembro de 2014.
Relatoria:
Apresentação dos pontos de pauta por Mariana.
1. Conselho Estadual de Políticas Culturais e demais representações e conselhos
Apresentação das linhas gerais de funcionamento do Conselho Estadual de Políticas Culturais por Pedro Severien. Informação das datas para inscrições.
Conversa sobre a ausência de política municipal: ausência de gerência de audiovisual, extinção do SIC, nenhuma perspectiva de reforma e revitalização do Teatro do Parque.
Conversa sobre o conselho e edital da TVPE. Sugestão de pedir reunião das entidades com a direção da TV sobre a remuneração da comissão de seleção e sobre a concomitância de aprovação no edital do Funcultura.
Encaminhamento de sugestão de remuneração (ajuda de custo) dos participantes nos conselhos e na comissão deliberativa do Funcultura.
Sugestão de Henrique Spencer de divulgar as inscrições no colégio eleitoral com um informativo bem direcionado, tipo um "como se increver", resumindo o processo da eleição.
Nenhum dos presentes se candidatou a ser conselheiro, mas todos se comprometeram a pensar em nomes e conversarmos novamente em reunião pré-agendada pro dia 26/08. Compromisso de repassar as informações pro STIC e de Rosinha Assis pra FEPEC.
2. Avaliação do edital do Funcultura Audiovisual e propostas para carta a ser encaminhada à coordenadoria Secult
Proposta de Mariana Porto de separação das categorias de difusão, formação, pesquisa e preservação, e aumento do aporte de recursos do estado, considerando o novo aporte da Ancine para produção de longas e séries de TV.
Proposta de Henrique Spencer de debater o corte de 10%.
Proposta de Márcio Farias de aumentar o teto de curtas também e tirar o quesito de acessibilidade, que encarece projetos já com orçamentos apertados. Também propôs a abertura de uma janela de exibição para os projetos que já tiveram contas prestadas, uma medida para dar acesso à população aos filmes que foram financiados pelo estado. Também propôs que pessoas que trabalharam na gestão não possam participar do edital por um tempo.
Propostas de Carla Francine: alinhamento dos tetos da Ancine e Funcultura para produtos pra TV. Buscar informações sobre o índice de aumento do valor do edital estipulado na lei. Há 3 anos (checar) não há aumento.
Proposta de Alan Oliveira de transformar o formulário do Funcultura num formulário eletrônico.
Sugestão de Pedro Severien de formatos mais acessíveis de inscrição (vide editais do Minc em que é possível se inscrever através de uma gravação de áudio e/ou vídeo). Sugestão de Carla Francine de que este formato seja para as categorias de Cineclubismo e Revelando PE.
Questionamento geral do teto do revelando PE que é muito abaixo dos curtas gerais. Justificativa de Carla de menos aporte para quem ainda não tem experiência em administrar recursos.
Sugestão de Pedro Severien de formulário e comissão própria para categoria de Formação.
Informação trazida por Carla de que nunca houve projeto inscrito na categoria de preservação e que o teto está completamente defasado pois foi baseado num edital da cinemateca de 7 anos atrás.
Proposta de João Lucas de questionar a concomitância de aprovação em dois editais estaduais (por ex. TVPE e Funcultura). Sugestão de mudança na data de inscrição do edital. Sugestão geral de antecipar a abertura das inscrições, para setembro, por exemplo.
Sugestão de João Lucas de definir no edital o prazo para liberação dos recursos por parte da Secult. Sugestão geral de também estabelecer um prazo para a análise das prestações por parte da controladoria.
Proposta de Pedro Severien de elaborar uma outra forma de avaliar os projetos com a definição de outros parâmetros para avaliar projetos criativos. Uma avaliação menos baseada em dados quantitativos e na prestação de contas.
Sugestão de Maria Cardozo de disponibilização dos dados sobre aprovações dos editais passados para que se processe estes dados e se conheça o perfil dos aprovados.
4. Nova eleição da ABD-Apeci
Informativo de nova data de abertura de inscrição de chapas para a próxima eleição no dia 15 de agosto. As inscrições ficarão abertas por um mês.
5 . Ponto de pauta trazido por Carla Francine
Portaria 50 da SGCE, aprovada na assembléia legislativa em 26 de dezembro de 2014, que versa sobre alguns aspectos da prestação de contas junto a controladoria.

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