terça-feira, 15 de outubro de 2019

CHAMADA URGENTE | REUNIÃO ABD/APECI - Funcultura Audiovisual




CHAMADA URGENTE
Chegamos à data prevista para o lançamento do edital do Funcultura Audiovisual (15 de outubro) e fomos surpreendidos (as) pelo anúncio de mais um adiamento do mesmo. Apesar de ter assegurado reiteradas vezes que todas as condições para o lançamento do edital estavam dadas – e que a única pendência, relativa ao entendimento sobre a integralização da contrapartida local, não seria impedimento para a publicação do texto – a Fundarpe surge com um novo cenário, apresentado no texto destacado ao final desta convocatória, justificando um novo adiamento e por um prazo indeterminado.

Reconhecendo os impasses do cenário nacional, mas também ressaltando a importância de ações enérgicas, transparência e compromisso por parte do Governo do Estado, a ABD-APECI vem através deste convocar uma reunião da categoria para que voltemos a pensar coletivamente sobre os caminhos a serem trilhados para assegurar a continuidade do fomento ao audiovisual no momento de incerteza política que estamos vivendo no âmbito nacional.

A reunião acontecerá na próxima terça-feira, 22 de outubro, às 19h, no sexto andar do Edifício Pernambuco. A presença de todo mundo é fundamental para que consigamos pensar e agir coletivamente no intuito de garantir a continuidade da política de incentivo ao audiovisual que temos ajudado a construir nos últimos anos – e que precisa ser ampliada e democratizada ainda mais. Convidamos todas e todos não só a participar como também a se tornar agente mobilizador, convidando colegas e amigas (os) a também comparecer.
-
Em 14 de outubro de 2019, via Coordenadoria do Audiovisual:
Prezados (as) Conselheiros(as),

Como é de conhecimento de todas e todos, atendidas as inúmeras diligências da ANCINE pela FUNDARPE, o Termo de Complementação, que autoriza a liberação dos R$15.000.000,00 (quinze milhões) para o Edital Funcultura Audiovisual, foi assinado no dia 29/07/2019.

Na última reunião do Conselho, ficou acordada a excepcionalidade da integralização de 3.300.000,00 ( três milhões e trezentos mil reais) , nas categorias Difusão e Curta-metragem, definindo-se então como contrapartida para atender a mais uma diligência daquele órgão.
Em função dessa decisão, um novo plano de trabalho foi feito e enviado  à ANCINE e concomitantemente foi elaborada a minuta do Decreto para assinatura do governador.
Na sexta-feira passada, recebemos a orientação de Rodrigo Camargo, servidor da ANCINE e assistente do atual secretário de fomento (também antigo interlocutor  da coordenadoria), de envio de novo plano de trabalho, contendo exclusivamente as categorias que compunham a contrapartida e as beneficiadas pelo FSA. Ou seja, o plano deveria ser alterado, para deliberação da direção da Agência, sem implicar em mudanças no edital cujo valor total é de R$ 24,28 milhões.
Atendida mais essa solicitação, aguardamos a apreciação e deliberação do diretor Alex Braga. 
Por oportuno, informamos a impossibilidade do lançamento em data anterior, independente da decisão acima, em virtude de não termos obtido a chancela da ANCINE das demais diligências solicitadas e atendidas integralmente há vários dias.
Contamos com a compreensão de todos e informaremos sobre o lançamento do edital tão logo a ANCINE nos posicione.

Nenhum comentário:

Postar um comentário