segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ABD/APECI no XI Festival de Vídeo de Pernambuco



De hoje (30 de novembro) até a próxima quinta-feira (03 de dezembro), acontece a décima primeira edição do Festival de vídeo de Pernambuco no Teatro do Parque sempre começando às 19h com entrada gratuita. Em 2009, o festival conta com 68 vídeos, disputando R$ 42 mil em prêmios divididos nas categorias Geral e Universitária, que ainda se subdivide em ficção, documentário, videoclipe, animação, experimental. O 11º Festival de Vídeo é uma parceria entre a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e a Prefeitura da Cidade do Recife.

A comissão julgadora da mostra geral é formada por Sérgio Dantas (diretor de comunicação da ABD/APECI), Marcos Toledo (repórter do Jornal do Commercio) e o cineasta Osman Godoy. Já a da mostra universitária é composta por Cátia Oliveira, Fernado Weller e Marcos Enrique Lopes.

Paralelamente integrando a programação, entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro o XI Festival de Vídeo de Pernambuco ainda oferece oficinas e debates. As oficinas serão de roteiro cinematográfico com o cineasta Léo Falcão no Espaço Pasárgada das 13h às 17h e a de Realizando em 1 minuto com a jornalista, cineasta e professora do Curso de Cinema da UFPE Alice Gouveia na Torre Malakoff das 9h às 17h.

Já os debates estão programados para a terça (1°) e a quarta (2), às 15h no Teatro do Parque. O primeiro é sobre a circulação dos filmes no Estado com Cyntia Falcão (Presidente da ABD/APECI), o produtor João Júnior, o cineasta Marcelo Pedroso, a produtora Emilie Lesclaux e Gê Carvalho (Presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes- Fepec) e o segundo é fala do próprio festival com a participação dos cineastas Pedro Severien (integrante da ABD/APECI), Daniel Aragão, Antônio Carrilho e Osman Godoy.
Mais uma faz Pernambuco mostra a força do audiovisual com um festival que cresce a cada ano e já participou da história de muito cineasta do nosso Estado.


SERVIÇO

XI FESTIVAL DE VÍDEO DE PERNAMBUCO

Dias 30 de novembro, 1°, 2, 3 de dezembro
Às 19h
Teatro do Parque- Rua do Hospício, 81- Boa Vista

Nenhum comentário:

Postar um comentário