quinta-feira, 19 de novembro de 2009

III Semana de Fotografia do Recife segue até próximo domingo


Exposição 75 Boulevard de la Villette, de Camilo Soares.

Desde o domingo passado (15/11), a cidade do Recife sedia a III Semana de Fotografia, evento realizado pela Prefeitura do Recife. Palestras, oficinas, varal fotográfico, exposições, leitura de portfólios são alguns dos atrativos. Os lugares mais variados da capital pernambucana estarão sendo mobilizados pela fotografia pernambucana como Bairro do Recife (Torre Malakoff, Galeria Arte Plural, Centro Cultural Correios do Recife, Bar Casa da Moeda, Teatro Maurício de Nassau, Canal das Artes), AESO, Bar Central e Fundação Joaquim Nabuco.

Dentro da programação, o fotógrafo Camilo Soares (associado da ABD/APECI) faz a exposição 75 Boulevard de la Villette no Teatro Maurício de Nassau. Camilo fez as fotos de um prédio (o personagem central da série) localizado na 75 do Boulevard de la Villette em Paris quando foi estudar cinema lá. O seu apartamento tinha apenas 15 m². As fotografias são intimistas e tem uma luz azul que reflete a depressão do inverno europeu. Os registros mostram uma outra Paris, aquela que ninguém ver nos cartões postais. O caos urbano onde as pessoas de menos poder aquisitivo lutam por um lugar para viver.


“Mesmo que tais indícios apontassem, à primeira vista, a baixa-estima daquelas pessoas, que contribuía para o mau zelo do ambiente, aquele universo se revelaria bem mais complexo em nuances e sentimentos. Apesar da tristeza indissociável à decadência, as fotografias também me fizeram perceber sinais de esperança, uma luta desesperada para contornar as dificuldades e buscar uma certa beleza de viver. Aquele aparente não-lugar finalmente se mostrou um espaço multicultural, uma babel silenciosa perdida na iminente ruína, e nada é mais universal do que a ruína. Ali, no chão, nas paredes e janelas, estava escrita a subjetividade do espaço e a vivência do tempo daquelas pessoas”, lembra Soares no texto de apresentação da exposição.

Para saber toda a programação da III Semana de Fotografia do Recife é só acessar o site www.artesvisuaisrecife.org/semanadefotografia


SERVIÇO

Exposição fotográfica de Camilo Soares na Semana da fotografia

Espaço Pró-criança
Rua Vigário Tenório Vigário, 135, Bairro do Recife (na rua da Folha de Pernambuco e ao lado do Downtown Pub)
Horários até o domingo 22 de novembro: de 10h a 22h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário