segunda-feira, 17 de agosto de 2015

RELATORIA SEMINÁRIO KINEPOLITIKS - 06 de agosto de 2015 - Festival de Cinema de Triunfo

RELATORIA SEMINÁRIO KINEPOLITIKS – CINEMA POLÍTICO E POLÍTICAS PARA O CINEMA
Encaminho aqui a relatoria do encontro que ocorreu na semana passada em Triunfo. Um agradecimento especial a Gabriela Saldanha por compartilhar um resumo da conversa.
Data: 06/08/2015; 17h30 às 19h; Triunfo-PE.
Abertura:
Pedro Severien
Apresenta os pontos do Seminário e abre para inclusão de novos temas:
Ponto 1: (Pedro Severien) Atualização e avaliação do Festival de Cinema de Triunfo e demais pautas da ABD-PE/APECI
Ponto 2: (Pedro Severien) Nova composição da ABD/PECI
Ponto 3: (Carla Osório) Congresso Brasileiro de Cinema 2016
--
Ponto 1 - Inscritos:
Fátima Finizola (Moradora e professora da rede municipal de Triunfo)
- Destaca a necessidade de ações continuadas de formação e estímulo às práticas ligadas às artes e ao cinema, após o Festival.
Yanara Galvão (Presidente da FEPEC)
- Sugere à Coordenação do Festival de Cinema de Triunfo disponibilizar cópias dos filmes exibidos ao município como contrapartida social.
Mariana Porto (Vice-Presidente ABD-PE/APECI)
- Fala sobre a importância do empoderamento da população para discutir a utilização do recurso destinado ao Festival e a presença nos encontros das entidades representativas do setor audiovisual.
Pedro Severien (Presidente ABD-PE/APECI)
- Observa que a sessão de curtas-metragens exibida no dia anterior gerou temas que mereciam ser discutidos com as crianças presentes, havendo uma clara dissociação entre o conteúdo dos filmes e o perfil do público. Ressalta que devem ser colocadas como prioridade ações de formação do olhar e a manutenção de uma programação permanente no Cinema Guarany que permanece a maior parte do ano fechado. Também pontuou que os debates promovidos com os realizadores acontecem de forma isolada, sem a participação da população local e isso reitera o distanciamento entre a produção audiovisual independente brasileira e o público.
Carla Osório (Produtora e Distribuidora do Espírito Santo; Representante do CBC)
- Em relação à fala anterior, traz o exemplo do Festival de Cinema de Vitória que possui parceria com o movimento cineclubista para fortalecer as reflexões geradas durante as sessões.
Agamenon Gonçalves (agente cultural local)
- Apresenta sua trajetória como produtor, realizador audiovisual e poeta na região. Comenta a dificuldade de diálogo com a iniciativa governamental para manutenção de parcerias e ações de teatro e cinema nas escolas e nos espaços culturais da cidade de Triunfo.
Milena Evangelista (Coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura de Pernambuco)
- Justifica as questões levantadas na perspectiva da Coordenadoria de Audiovisual. Destaca o esforço da Coordenadoria em realizar o Festival diante dos cortes orçamentários e reforça que a programação inclui não só a exibição no Cinema Guarany, mas também a Mostra Cinema na Estrada e as oficinas e os debates. Além disso, fala sobre a mobilização e sensibilização nas escolas para as ações nas semanas anteriores ao festival.
Cláudio (agente cultural)
- Retoma a questão da ausência de formação periódica posterior ao festival e a dificuldade de sustentabilidade da cadeia produtiva no interior do estado.
Ponto 2
Pedro Severien:
- O papel do Conselho Consultivo do Audiovisual e a atualização em relação ao Funcultura Audiovisual.
- Inscrições para o Conselho Estadual de Política Cultural que se aproxima.
- Eleição e composição de novas chapas para concorrer à diretoria da ABD-APECI.
--
Ponto 3
Carla Osório:
- Como representante da diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC) propõe que o próximo encontro da entidade, que deverá ocorrer no primeiro semestre de 2016, seja no estado de Pernambuco. Para isso, convoca as entidades do setor regional a se aproximarem desta articulação. O tema do congresso será o futuro do CBC. Perspectivas, mudanças e avanços em relação às atuais políticas públicas e o mercado cinematográfico brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário